5 de maio de 2018

Memórias Literárias • Livraria São Caetano


Escondidinha bem no centro de São Caetano do Sul, no 1º andar de um edifício comercial, encontramos um verdadeiro paraíso para os amantes dos livros: a Livraria São Caetano. Ao olhar à primeira vista, o espaço parece bem pequenininho, mas conforme você vai entrando nos corredores, vai descobrindo o seu acervo de mais de 60 mil livros! Conheça um pouco mais sobre esse cantinho encantado aqui no ABC em nosso primeiro post da seção Memórias Literárias, onde contaremos quais são os lugares livrônicos mais interessantes que já conhecemos em nossas andanças por aí.


Se você acha que sebos e livrarias boas só podem ser encontradas no centro da cidade de São Paulo, você está muito enganado! Um bom ponto livreiro pode estar escondido por aí, bem no centro da sua cidade mesmo. E foi assim que encontrei a Livraria São Caetano, que na verdade foi uma indicação do meu marido, que já o visitava há alguns anos. Na entrada do edifício há um pequeno banner anunciando que ali vive uma livraria, aguçando a curiosidade dos passantes. Enquanto subíamos as escadas, já conseguíamos sentir aquele cheiro gostoso de livros novos (e também um pouquinho de mofo dos livros antigos, hahaha) e isso me deixou ainda mais animada para conhecer o local.


Quando entramos, fomos recepcionados pelo Sr. Tadeu, proprietário da livraria. Ele nos contou que está no mesmo ponto há mais de 25 anos, se tornando assim uma verdadeira referências livreira para a população não só de São Caetano, mas também de todos os lugares. Seu acervo já parece realmente grande, mas nos surpreendemos quando ele disse que possuía mais de 60 mil livros! Aposto que vocês estão todos com inveja do seu tadeu agora, né gente!
Não podemos chamar o local apenas de Sebo pois ele não vende apenas livros usados – na verdade há muitos, muitos livros novos e em perfeito estado por um preço abaixo dos padrões das grandes livrarias, portanto, há um pouco de tudo. Lá você poderá encontrar livros de absolutamente todos os gêneros, inclusive livros técnicos e em outros idiomas.


A coisa mais legal de lá é que, a primeira vista, você pode ficar meio perdido entre as prateleiras com a ordem dos livros e se perguntar: "como os funcionários se acham aqui?". Mas é só você pedir qualquer título para o Seu Tadeu, que ele levanta e vai automaticamente no local em que o livro se encontra. Quase feito mágica! Definitivamente, Seu Tadeu é um dos donos de livraria mais dedicados que já conheci.
Nesse lugar, sua única preocupação deve ser não se perder entre as prateleiras. São TANTOS títulos em locais tão inimagináveis, que você simplesmente fica de boca aberta só observando a estrutura do lugar, como se desse para saber cada título de cada livro que está guardado ali. A livraria tem aquelas prateleiras bem altas até o teto, sabe? Aí isso só contribui pra gente ficar olhando pra cima com cara embasbacada igual tonto admirando a beleza das estantes KKKKKKKKKK


Quando chegamos, as laterais das prateleiras estavam tomadas por pacotes de papel pardo, enquanto Seu Tadeu e o assistente embalavam ainda outros livros. Foi assim que descobrimos que a magia não parava por ali, e eles também realizavam vendas pela internet através do site Estante Virtual. Na verdade, segundo o Seu Tadeu, a maior parte das vendas da livraria se concentra de fato nas vendas digitais. E eu já fiquei achando que esse pessoal era tudo doido, porque eu amo visitar lugares com tantos livros assim. Mas enfim, sabemos que a vida é corrida e que nem sempre temos tempo para fazer tudo o que gostaríamos, né? Nesse ponto, a tecnologia nos ajuda muito!
Se você quiser visitar o perfil da livraria no Estante Virtual e consultar as obras que eles tem disponíveis para venda, clique aqui!


Um gênero literário que gosto muito é o espiritualismo. E para quem gosta também, saiba que nesse lugarzinho existem MUITOS, muitos livros assim! Esse é um grande diferencial que encontrei comparando à outros lugares, pois nem sempre essa é uma seção valorizada dessa maneira. Sempre procuro a seção de espiritualismo nos sebos, e saio com um quê de decepção devido ao tamanho... mas não aqui! Me senti num verdadeiro paraíso observando tantos títulos relacionados ao crescimento espiritual, religião e crenças. Espiritismo, umbanda, tarô, chakras, runas, budismo, wicca, medicina natural, anjos e tudo mais o que você puder imaginar. Ali tem espaço pra tudo!

Uma coisinha que gostaria de mostrar pra vocês é o quadro dessa foto aí embaixo, que estava na livraria. Este é um texto do grande autor Monteiro Lobato, que verdadeiramente tocou o meu coração. Nele, o autor discorre a respeito da profissão de livreiro e do amor verdadeiro que é necessário para se manter na ativa. Deixo o texto escrito também aqui, caso esteja difícil de ler na foto.


"Entre os mais humildes comércios do mundo está o do livreiro. Embora sua mercadoria seja á base da civilização, pois que é nela que se fixa a experiência humana, o livro não interessa ao nosso estômago nem a nossa vaidade. Não é portanto compulsoriamente adquirido. – O pão diz ao homem: ou me compras ou morres de fome; – O batom diz á mulher: ou me compras ou te acharão feia. E ambos são ouvidos. Mas se o livro alega que sem ele a ignorância se perpetua, os ignorantes dão de ombros, porque é próprio da ignorância sentir-se feliz em si mesma, como o porco com a lama. E, pois o livreiro vende o artigo mais difícil de vender-se.
Qualquer outro lhe daria maiores lucros; ele o sabe e heroicamente permanece livreiro. E é graças a esta generosa abnegação que a árvore da cultura vai aos poucos aprofundando as suas raízes e dilatando a sua fronde. Suprimam-se o livreiro e estará morto o livro – e com a morte do livro retrocederemos á idade da pedra, transfeitos em tapuias comedores de bichos de pau podre. A civilização vê no livreiro o abnegado zelador da lâmpada em que arde, perpetua, a trêmula chamazinha da cultura."

Quanto às minhas compras, infelizmente não pude comprar muita coisa porque meu poder aquisitivo está baixíssimo no momento, lê-se pobreza, mas não poderia sair sem nada de uma livraria mesmo assim, claro! Como meu marido e eu estamos querendo treinar o inglês, saímos de lá com uma versão de The Children of Hurinou Os Filhos de Húrin, em português – do grande Tolkien. O livro era usado, mas em excelentes condições, e custou R$ 18,00. Ele já devorou o livro inteiro, agora eu preciso de mais tempo pra organizar minhas leituras, hahaha. Mas assim que ler, conto pra vocês o que achei.


Em resumo, esta foi minha visita à Livraria São Caetano. Espero que vocês tenham se identificado com o lugar e que, caso tenham oportunidade, façam uma visita ao seu Tadeu para saber das últimas novidades livreiras. Certamente ele está pronto para te receber com cordialidade e alegria!

Livraria São Caetano
De segunda à sexta, das 9h às 18h
Sábados, das 9h às 13h


Rua Baraldi, 907 - Centro
Telefone: (11) 2786-4584 ou (11) 2822-5385
Estação da CPTM: São Caetano do Sul
São Caetano do Sul - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)