24 de maio de 2018

Notícias • Literatura finlandesa aposta no exterior

O que você conhece sobre a literatura finlandesa? Já ouviu falar de algum autor ou obra que seja originária da Finlândia? Bem, é provável que sua resposta seja não... e é este cenário que o país está querendo reverter. A Fili (Finnish Literature Exchange), um projeto finlandês criado para promover a literatura finlandesa no exterior, acaba de divulgar uma ideia que pode nos render novas e grandes histórias a serem lidas no futuro. Venha conferir e surpreender-se com o diferente!

Um mundo tão grande certamente pode ter muito para nos oferecer – inclusive referindo-se à literatura. Estamos mais que habituados com a literatura norte-americana, britânica e até oriental, mas se passarmos um pouco mais adiante dessa fronteira, o que encontrarmos já se torna extremamente atípico e diferente para nós. A literatura escandinava no geral é muito rica, e esse é só mais um dos motivos pelos quais deveríamos dedicar uma atenção especial às suas produções!

Pensando nisso, a Fili criou o programa Reader’s Report Grant, onde leitores estrangeiros são convidados a ler obras finlandesas e analisá-las sem compromisso – e ainda ganhar para isso! Antes de ficarmos muito animados, devo dizer: não é qualquer pessoa que pode se candidatar à leitura (até porque também não é muito fácil achar por aí alguém que saiba finlandês, né). Na verdade, a escolha desse profissional será realizada pelas editoras brasileiras que se interessarem pelo projeto, o que provavelmente envolverá uma pessoa de sua própria equipe. Deste modo, qualquer editora que tiver interesse em conhecer mais sobre qualquer obra finlandesa, seja ela de ficção ou não-ficção, pode entrar em contato e solicitar um livro para revisão. Isso será feito através de um formulário próprio, onde a editora informará os seus dados e escolherá o gênero que deseja analisar. Para realizar a leitura, a editora pode escolher um profissional seu que saiba finlandês, ou até mesmo pedir ajuda para o projeto, que indicará outro profissional que compreenda finlandês e língua portuguesa.


Segundo o agente literário Pasi Loman, sócio da Vikings of Brazil, uma agência voltada exclusivamente para a divulgação de autores nórdicos em solo brasileiro, "o principal objetivo desse projeto e fazer com que as editoras percam o medo de avaliar livros finlandeses, então a ideia é fazer com que elas não tenham custo nenhum e até recebam por isso". Essa é de fato uma ideia fantástica, uma vez que as editoras possuem assim a oportunidade perfeita de conhecer uma obra sem nenhuma obrigatoriedade de vínculo com ela. O programa ainda está em fase experimental, e sua continuidade ou não irá depender do número de editoras que se interessarem pela ideia.

Para conhecer um pouco mais sobre a Fili, clique aqui (o site está em inglês). Aproveite também para clicar aqui e visitar o site (este disponível em português!) da agência Vikings of Brazil e conhecer um pouco mais da proposta magnífica de seu trabalho, que está sempre buscando trazer os melhores títulos escandinavos para nosso Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)