28 de julho de 2018

Listas • As 10 bibliotecas mais incríveis do mundo!

Livros por si só carregam consigo uma magia inexplicável, que só quem sente pode compreender de verdade. Talvez seja por isso que livrarias, bibliotecas e até sebos de esquina carreguem também esse sentimento tão mágico e místico, mexendo com o coração de qualquer um que se interesse pelos livros. Conheça hoje no Amor Livrônico 10 bibliotecas espalhadas pelo mundo que são muito mais do que simples depósitos de livros antigos, mas sim verdadeiras obras de arte de tirar nossos fôlegos. Vamos juntos conhecer o que há de melhor no mundo se tratando de lugares literários!


10   Biblioteca Nacional Austríaca





A Biblioteca Nacional Austríaca está localizada em Viena, na Áustria. Sua fachada por si só já é representada por uma majestosa construção, que está localizada no Palácio Imperial de Hofburg, de propriedade do governo da Áustria. Seu acervo é um dos mais ricos do país, constituído não só de livros, mas também de uma vestidão de materiais como mapas, atlas, manuscritos, trabalhos acadêmicos, além de abrigar o depósito legal e toda a bibliografia nacional da Áustria. Em números, a biblioteca é responsável pela salvaguarda de mais de 12,2 milhões de livros e artefatos, que são essenciais não apenas para o estudo dos moradores do país, mas também de pesquisadores em nível global. Assim, a biblioteca se tornou referência não apenas em pesquisa, mas também de modernidade e versatilidade. Caso deseje conhecer um pouco mais da história da biblioteca, acesse o site oficial clicando aqui.


9   Bibliothèque Mazarine




Se há uma palavra que define bem a Bibliothèque Mazarine, certamente é finesse. A bilioteca está situada em Paris, na França, mais especificamente na margem esquerda do rio Sena e em frente ao Museu do Louvre – quer localização mais fina do que esta, senhoras e senhores? sinto muito não existe. Originalmente a Bibliothèque Mazarine foi criada pelo cardeal Mazarin para ser sua biblioteca pessoal (mas gente, os objetivos desse moço são ou não são os nossos de vida, hein?) no século XVII, mas acabou se tornando a biblioteca pública mais antiga do país, detentora de um dos mais ricos acervos de livros e manuscritos raros da França. Ao todo, a biblioteca abriga aproximadamente 600.000 volumes, entre livros, manuscritos, documentos e até mesmo coleções de móveis e objetos de arte. Para visitar o site oficial da biblioteca, clique aqui.


8   The Walker Library




Prepare seus olhos: certamente a The Walker Library é uma das experiências mais incríveis que você verá. Localizada nos Estados Unidos, a biblioteca é simplesmente uma parte da casa (e nóis aqui feliz com nossa estante de livro da Marabraz né galera) de Jay Walker, um grande inventor e empresário americano. O nome completo da biblioteca é The Walker Library of the History of Human Imagination, e não guarda apenas livros, mas também artefatos artísticos, científicos e históricos. Seu acervo é composto por mais de 30.000 itens, que incluem livros, mapas, gráficos e obras de arte em geral. Agora vamos falar de notícias ruins: esse espaço estupendo infelizmente não é aberto ao público – funciona apenas como centro de salvaguarda e pesquisas realizadas pela Walker Digital, empresa fundada por Walker e que tem como objetivo estudar e criar novas e incríveis ferramentas que auxiliem e promovam inovação para empresas e seus consumidores.


7   The New York Public Library




A Biblioteca Pública de Nova York representa um grande sistema de bibliotecas, com sua matriz localizada em Nova York. É detentora do título de uma das bibliotecas mais importantes do mundo (na verdade, é a terceira maior biblioteca do mundo), guardando em seu acervo uma coleção de mais de 53 milhões de itens! O edifício principal, localizado na própria Nova York, é tão importante e vistoso para a cidade que já foi palco de várias gravações de séries de TV, dentre elas Sex and the City e Seinfeld. Para conhecer mais a fundo essa grande fundação gigantesca, acesse o site e encante-se com o poder que os livros propagam neste lugar. Clique aqui!


6   Duchess Anna Amalia Library




A Biblioteca Anna Amalia está localizada na Alemanha e é uma das maiores fontes de literatura alemã e documentos históricos do mundo. Tem esse nome devido a uma homenagem feita à Duquesa de Saxe-Weimar-Eisenach, que em 1766 transferiu todos os livros da corte alemã para o espaço em questão. O seu acervo de pesquisa é composto hoje por aproximadamente 850.000 volumes, dentre eles uma coleção histórica de Shakespeare e uma versão da Bíblia do século XVI, ligada a Martinho Lutero. Além de livros, claro, a biblioteca ainda abriga centenas de mapas, registros ancestrais, manuscritos medievais e até mesmo roteiros musicais, transformando assim a construção em uma das principais fontes de pesquisa não só para alemães, mas para estudiosos do mundo todo. Infelizmente um grande incêndio em 2004 destruiu pelo menos 50.000 volumes importantíssimos para a história, dos quais 12.500 são considerados como obras insubstituíveis. Ainda assim, outros 62.000 livros foram severamente danificados, sem contar outros itens, como 35 pinturas histórias a óleo, que também foram destruídos. O processo de restauração das obras e da própria reconstrução do edifício em si durou por volta de 11 anos. Hoje, totalmente restaurada, a biblioteca continua sendo sinônimo de sofisticação e conhecimento para estudantes, turistas e pesquisadores. Clique aqui e visite o site oficial da biblioteca.


5   Biblioteca Joanina





Inspirando charme da época imperial, a Biblioteca Joanina está localizada em Portugal e faz parte de uma das instituições mais respeitadas e tradicionais do país, a Universidade de Coimbra (láaaa mesmo onde todos os mocinhos dos nossos romances clássicos portugueses iam estudar). Construída no século XVIII, a biblioteca possui mais de 70.000 volumes e é reconhecida como uma das mais tradicionais e características do estilo barroco europeu, sendo usada também como espaço para a realização de concertos, exposições e outros eventos culturais. Em 2013, a Biblioteca Joanina foi considerada pelo jornal britânico The Telegraph como "a biblioteca mais espetacular do mundo". Bem... olhando essas fotos a gente realmente entende o porquê, né? ♥ Para viajar um pouco mais através desse espaço incrível, clique aqui e visite o site!


4   Handelingenkamer Bibliotheek




Essa linda biblioteca de nome difícil fica na Holanda e hoje funciona quase que exclusivamente para fins políticos. Pertencente à Segunda Câmara dos Países Baixos, a biblioteca guarda os registros de procedimentos acordados em debates ocorridos no Parlamento e arquivos importantes para a política holandesa, uma vez que o espaço abrigava o Departamento de Justiça do país até o final da década de 1970. A biblioteca tem 4 andares e é cercada por estantes de todos os lados. O destaque fica por conta da gigante e vistosa escada em formato espiral, que liga os andares superiores ao piso térreo, e da magnífica claraboia do teto, que fornece ao ambiente uma vívida luz natural. Apesar de não ser muito extensa, a aconchegante sala guarda cerca de 30.000 de livros.


3   George Peabody Library




A Biblioteca George Peabody está localizada nos Estados Unidos, na cidade de Baltimore. Foi inaugurada em 1878 pelo filantropo George Peabody, a princípio como uma homenagem aos cidadãos da cidade pela gentileza e hospitalidade em recebê-lo. Seu acervo é composto por aproximadamente 300.000, com livros voltados principalmente para assuntos predominantes no século XIX como religião, arte britânica, arquitetura, história americana, línguas românticas, explorações e viagens. Seu visual é realmente monumental e já foi classificado anteriormente como uma "catedral de livros", sendo seu interior considerado um dos mais belos do mundo. Não é a toa, né?


2   Klementinum Library




Olhem as imagens e digam: essa não é a biblioteca mais espetacular que vocês já viram? *-* Esta é a Klementinum, que fica na República Tcheca, mais especificamente em Praga, que já foi eleita a biblioteca mais bonita do mundo. Com uma arquitetura barroca de dar inveja a qualquer construção do gênero, a biblioteca foi construída em 1722 e hoje abriga cerca de 20.000 livros. O teto é repleto por afrescos do pintor Jan Hiebl, já sido eleito como o terceiro maior colégio jesuíta do mundo. Para conhecer mais a fundo essa maravilha literária, não deixe de visitar o site! Clique aqui.


1   Real Gabinete Português de Leitura




Tá vendo essa beleza de biblioteca? Sabe aonde ela está localizada? No nosso país Rio de Janeiro! O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses, cujo principal objetivo era difundir cultura na comunidade. Contando com mais de 350.000 volumes, nacionais e estrangeiros, a biblioteca também é referência de obras portuguesas guardadas fora de Portugal – incluindo livros raros, como a 1ª edição de Os Lusíadas, de Camões. O espaço ainda promove cursos sobre Língua Portuguesa, Literatura, História, Antropologia e Artes. Outra curiosidade preciosa para os amantes da literatura referente ao Real Gabinete: as cinco primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras aconteceram ali, sob a presidência do grande Machado de Assis. Com tudo isso podemos concluir que de fato o paraíso da nossa língua portuguesa de fato fincou raízes no Brasil. Para conhecer o site da biblioteca, clique aqui.


E aí, ficaram animados para rodar o mundo em busca dessas bibliotecas maravilhosas? E olha que não há desculpa ao menos para visitar a biblioteca da nossa Cidade Maravilhosa, hein? Espero que tenham gostado, e se conhecerem outra biblioteca tão linda quanto essas que não está listada aqui, deixe um comentário Até a próxima viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)