7 de setembro de 2018

Listas • 5 livros para entender a Independência do Brasil


Precisamos confessar que nós, brasileiros, adoramos um feriado prolongado. Mas alguns deles realmente significam muito mais do que um dia de folga na praia, com sombra e água fresca – ou pelo menos, deveriam significar! Hoje é 7 de Setembro – data que marca o momento em que Dom Pedro I gritou às margens do riacho Ipiranga o famoso "Independência ou Morte!", separando oficialmente assim o Brasil de Portugal. Ok, isso é o básico. Mas e o restante da história, você conhece? O que aconteceu até alcançarmos tal glória? E depois?

Conheça agora 5 livros incríveis que ajudarão até mesmo o leitor mais leigo a entender como aconteceu esse processo tão importante para a história do nosso país.


5   A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

QUEM não tem pressa hoje em dia, não é mesmo? Pressa até mesmo para aprender coisas novas! Pensando nessa necessidade imediatista a editora Valentina trouxe para os leitores a obra A História do Brasil Para Quem Tem Pressa, um condensado muito bem feito das informações mais importantes que correspondem a história do nosso país. Porque saber mais sobre a independência do Brasil é bom, mas conhecer suas origens é ainda fundamental para qualquer brasileiro. Funcionando como uma introdução ao que está por vir, o livro escreve de forma rápida e objetiva os principais acontecimentos que marcaram o país e que continuam marcando até hoje! O livro vai muuuito além da independência e ainda situa o leitor a respeito de tudo o que aconteceu também anos à frente, em fatos relacionados com a Guerra do Paraguai, o papel de D. Pedro II e da Princesa Isabel no cenário da futura República, a República do Café com Leite, a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Estado Novo, a morte de Getúlio, a ascensão de JK, Jango e o golpe militar de 1964, o milagre econômico, o movimento das Diretas Já, FHC e o Plano Real, Lula e o PT no poder. Simplesmente indispensável! Para comprar o seu, clique aqui!



4   1822

Com certeza você já ouviu falar, ou até já leu algum exemplar dessa série de livros escrita por Laurentino Gomes que analisa três momentos distintos e cruciais da história brasileira. O livro 1822 explica exatamente o período que queremos – da Independência. Independência esta, aliás, que começou muito antes do dia 7 de setembro, tão lembrado por nós hoje, e de modo violento. Contando a verdade sobre o antes e o durante, 1822 é um livro essencial para compreender um grande pedaço da nossa história, entender melhor como exatamente conseguimos nos tornar independentes e também explicar de forma lúcida quem foram os principais personagens dessa grande conquista, desmistificando fantasias e retratando a história exatamente como ela aconteceu.

Para comprar o seu, clique aqui!



3   1789

Um livro para se conhecer os personagens que marcaram o episódio da nossa Independência ou de outros fatos que aconteceram e nos ajudaram a chegar até lá. Fazendo um apanhado da história do Brasil desde seus primórdios até sua tomada por rebeldes, o livro honra seu subtítulo e narra os principais acontecimentos protagonizados por Tiradentes e ainda outros contrabandistas, assassinos e poetas que pouco a pouco ajudaram o Brasil a caminhar rumo sua independência. Uma experiência interessante para quem quer conhecer a história de forma mais aprofundada e ir formando por si mesmo suas opiniões a respeito dos principais fatos envolvendo nosso país que participaram ativamente de seu desenvolvimento e ascensão.

Para comprar o seu, clique aqui!



2   D. Pedro - A História Não Contada

Impossível falar de Independência do Brasil sem mencionar o autor do grito às margens do Rio Ipiranga. O principal objetivo do livro é, claro, contar a história do primeiro imperador do Brasil, mas acima de tudo é também explicar todas aquelas entrelinhas que nenhuma outra obra se dispôs antes a contar. Por trás do homem imponente havia uma pessoa comum, com sua personalidade forte, ideias, angústias e ambições – e são todos esses segredos que o livro busca contar. Baseando-se em documentos originais, o autor mostra para o leitor quem realmente foi Dom Pedro I e tudo o que está por trás de sua trajetória.

Para comprar o seu, clique aqui!



1   D. Leopoldina - A História Não Contada

Se o assunto é Independência, há uma figura feminina que sem dúvidas também deve ser lembrada como fundamental: Imperatriz Leopoldina, que apesar de ser retratada na maioria das vezes como uma figura frágil, foi uma grande estrategista e personagem essencial para consolidar a nossa independência de Portugal. Falando desde suas origens na Áustria até seus últimos dias até seu trágico fim, o autor descreve com maestria toda a paixão de D. Leopoldina pelo Brasil e o porquê dela ser muito, mas muito mais do que simplesmente "a esposa de D. Pedro".

Para comprar o seu, clique aqui!



Espero que vocês tenham gostado da lista e se animado para aprender mais sobre a história do nosso Brasil. Bom feriado! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu interesse e disposição em comentar a postagem do blog!

Espero que tenha gostado de sua visita.
Volte sempre! :-)